Hoje quero te trazer duas dicas de leitura infantil que me marcaram muito. Na primeira foto (de capa) tem dois livros que foram selecionados especialmente por mim. O primeiro livro é Porco de casa cachorro é e o outro livro infantil é Eu e meu medo.
Livro Porco de casa cachorro é
Esse é um dos livros mais lindos que eu já vi, ele possui uma narrativa para aquecer o coração. Essa história é tipo aquelas que se passam em um sítio e que para os mais antigos (rs) vai ter lembrança de infância. Temos dois personagens centrais que são O Curico (Porco) e o Odorico (Menino).
Curico é um porquinho que nasce diferente dos seus irmãos, e o menino, que vivia triste se apaixona por ele. Odorico passava por momentos de solidão, e eu achei tão incrível que a Mirna Brasil tenha trazido isso para o texto e também para as ilustrações. Mostra que a criança não é todo tempo feliz, que ela passa por momentos de solidão também. O menino já tinha tentado ir pra cidade mas o problema da sua solidão não tinha sido resolvido. Então ele volta para a roça.
Odorico leva curico para casa e a partir dai ele trata o porco como se fosse um cachorro, até dormir juntinhos eles dormem.
O problema é o porquinho acaba ficando doente e contudo, morre. Então a tristeza e o medo que o menino sentia retornam novamente. Como disse a vocês anteriormente, essa relação do menino com o medo de perder alguém importante é muito legal e dificilmente você encontrará na literatura infantojuvenil muitos livros com essa perspectiva.
Em 2021 trabalhei essa narrativa dentro de sala de aula visando falar sobre sentimentos no setembro amarelo da escola. Meus alunos amaram a história e revelaram através de depoimentos o quanto sentiam medo de perder a mamãe e o papai. Esse é um livro que eu indico para que todos leiam pois ele é simplesmente sensacional!
Caso queira comprar o livro (clique aqui)
Eu e meu medo
Outra leitura que agregou muito o setembro amarelo pois o livro Eu e meu Medo é simplesmente lindo e esse é aquele tipo de livro que a narrativa se passa tanto nas ilustrações quanto na escrita. É visualmente muito bonito e eu tenho certeza que vai chamar muito a atenção das crianças.
Nessa narrativa temos uma protagonista imigrante que está mudando de país e escola, ela sente muito medo dessa mudança de vida e se retrai muito. Vemos o MEDO dela visualmente crescendo a cada página, e ganhando proporções gigantescas. Vemos também a protagonista se descobrindo e enfrentando seus medos.
No final das contas o medo que a menina sente vai diminuindo conforme ela vai experenciando suas vivências e conhecendo seus colegas da escola.
Como trabalhar no setembro amarelo com esses livros
Bom, como contei a vocês eu trabalhei em sala de aula através de uma roda de leitura esses livros onde todos ao final da leitura conversaram sobre seus maiores medos e sobre como poderiam enfrentá-los. Também falamos sobre contar para o pai e a mãe o que sentiam e como sentiam pois não adiantava nada guardar o medo, se não ele poderia crescer igual o medo da menina.
No canal do youtube eu fiz um vídeo mais detalhado mostrando cenas dos livros. Clique aqui para assistir.